segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Monitores LCD



O erro mais comum dos brasileiros é sempre comprar produtos pela estética, deixando de lado o desempenho. Devido a isso, muitos compram um monitor bonito, mas com péssimo desempenho. Isso mesmo amigo. Os monitores também têm suas características que vão definir se ele é bom ou ruim.

O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO

1.Taxa de contraste
Uma das mais importantes, senão a mais importante característica. Ela quem mede a diferença de brilho entre a quantidade de branco máxima e a quantidade de preto máxima que o monitor consegue gerar. Trocando em miúdos, quanto maior a taxa de contraste mais vivas serão as cores, e consequentemente mais bela a imagem vai ser. Hoje é possível encontrar monitores com 50.000:1, mas prefira sempre mais do que 15.000:1.
­
2.Brilho
O brilho é quem indica a visibilidade da imagem em ambientes mais claros. Os monitores atuais geralmente possuem brilho de 300 cd/m² (candelas por metro quadrado). O brilho é um pouco diferente do contraste. O brilho ideal vai depender do ambiente, por exemplo, para um escritório o ideal seria entre 250 a 300 cm/m², já para uso em notebooks que são usados em ambientes abertos ou monitores que ficam expostos em ambientes iluminados, dê preferência a taxa de brilho maior.
­
3.Contraste dinâmico
Se o monitor possuir essa característica, significa que quando ativada tal opção, o monitor vai ajustar o brilho automaticamente dependendo da imagem gerada na tela. Essa característica é muito eficaz, pois sempre que uma imagem necessitar de um brilho maior ou menor, o monitor se auto-ajusta, melhorando a qualidade da imagem.

4.Tempo de resposta
É muito importante frisar esse item! Se você é daqueles que não abre mão de um joguinho no tempo livre, preste atenção nessa característica. O tempo de resposta é o tempo que um pixel leva para passar do preto ao branco. O tempo é medido em milissegundos e quanto menor for ele, melhor. Para o usuário comum o recomendado seria 5ms para baixo, já para gamers, 2ms é o recomendado. Se o tempo for muito alto a imagem gerada pode ficar sem nitidez , sem qualidade em movimentos muito rápidos e gerando aqueles fantasmas, já que o monitor não acompanha a velocidade da imagem.

5.Conexões
Os conectores mais comuns que vemos em monitores são os D-Sub (o famoso VGA), porém ele já esta entrando em desuso (poucas placas de vídeo vem com essa conexão hoje), por ser uma conexão analógica. Quando for comprar um monitor dê preferência aos que possuam entradas DVI ou HDMI, que além de ser mais recentes, são digitais. Se você não tiver problemas com o seu bolso, leve um com HDMI, pois é a melhor conexão que temos atualmente, e pode facilmente ser adaptada para DVI.

6.Ângulo de visão
Para alguns pode ser um fator irrelevante, mas pra quem trabalha com vendas ou necessita expor a imagem para muitas pessoas esse pode ser um fator crucial. Os LCD possuem um certo ponto onde não é possível ver de forma satisfatória a imagem. Um exemplo disso são os caixas eletrônicos. Eles têm monitores com baixíssimo ângulo de visão, permitindo que apenas quem esteja exatamente na frente consiga ler o que tem nele. Na hora da compra, quanto maior melhor.

Agora que você já tem uma boa noção do que levar em conta na hora de escolher o monitor, e depois de todas essas dicas, espero que pensem bem se vale a pena sacrificar o desempenho pela beleza. Claro que existem monitores aqui no Brasil que conseguem juntar a beleza ao desempenho em um mesmo equipamento, mas infelizmente acabam saindo um pouco mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br